Female sleepwalker in bedroom at night

Como o psiquiatra atua no tratamento do sonambulismo

O sonambulismo é um distúrbio cuja manifestação ocorre no estágio de sono mais profundo. Classificado como parassonia, ou seja, disfunção do sono caracterizada por movimentos anormais enquanto a pessoa dorme, a condição pode gerar impactos, como sonolência, alterações cognitivas, além de cansaço físico e mental durante o dia.

No sonambulismo, o indivíduo realiza atividades motoras sem ter a consciência daquilo que está fazendo. O corpo fica ativo, enquanto parte das funções cerebrais permanece adormecida. Trata-se de um problema que prevalente mais em homens, embora possa atingir ambos os sexos.

Na verdade, chega a afetar crianças, adultos e idosos. Ainda, não existe uma causa exata para tal distúrbio, mas, ao que tudo indica, ele pode estar associado a fatores de risco, como estresse, privação do sono, alterações respiratórias, por exemplo, asma e apneia, efeitos colaterais de medicamentos, temperatura elevada, genética, ruídos no ambiente, bexiga cheia e transtornos psiquiátricos.

Por falar em transtornos psiquiátricos, neste post, descubra como o psiquiatra atua no tratamento de sonambulismo.

Quais transtornos psíquicos podem ter relação com o sonambulismo?

É possível que os episódios de sonambulismo estejam intimamente relacionados com distúrbios psiquiátricos, a exemplo de estresse, depressão, ansiedade e dependência química, já que o abuso de substâncias, como o álcool e outras drogas, pode desencadear alterações significativas no padrão de sono.

Por que o psiquiatra pode ajudar nesse tipo de problema?

Os psiquiatras são profissionais aptos a tratarem diversas parassonias, inclusive o sonambulismo. A ocorrência de distúrbios do sono é, hoje, um problema comum para muitas pessoas, que têm sua qualidade de vida altamente prejudicada justamente devido à dificuldade para dormir bem.

Os transtornos do sono geram consequências negativas para o corpo e para mente. O psiquiatra que atua na subespecialidade de medicina do sono consegue auxiliar no controle dos sintomas e promoção do bem-estar psíquico, o que refletirá em noites bem dormidas.

Como é o tratamento psiquiátrico para o sonambulismo?

O tratamento é definido a partir da avaliação dos sintomas e perfil do paciente. Geralmente, o psiquiatra considera os relatos do próprio sonâmbulo e de outras pessoas que convivem diretamente com ele.

Além disso, pode ser necessário realizar exames de polissonografia (teste que grava as reações gerais do organismo durante o sono) e eletroencefalograma (procedimento diagnóstico que detecta as ondas cerebrais e eventuais anormalidades).

O protocolo de tratamento, normalmente, inclui medicação específica para tratar doenças de base, como a depressão ou ansiedade. Ainda, a psicoterapia, técnicas de relaxamento e o suporte familiar são essenciais na amenização dos sintomas.

Vale ressaltar que a automedicação é uma prática contraindicada, seja em caso de sonambulismo ou de qualquer outra condição, afinal, somente os médicos podem prescrever o tipo, dosagem e duração do tratamento fármaco. Isso aumenta a segurança no processo e eficácia nos resultados!

Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Psiquiatria.