tdah

5 dicas para melhorar a vida da criança com TDAH

Pais com crianças portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) me perguntam sobre como tranquilizá-las e ajudá-las a combater a falta de concentração e a ansiedade.

Pensando nisso, elaborei este artigo com 5 dicas que contribuem para a vida da criança com TDAH. São passos simples, mas que farão toda a diferença na vida dos pequenos. Confira a seguir.

Ajudando a criança com TDAH

1# Manter o interesse

Quando uma criança com TDAH está fazendo uma tarefa curta e simples, é menos provável que ela se distraia. Crianças com TDAH costumam distrair-se com uma tarefa que  é muito longa ou complexa, ou que não é suficientemente desafiadora. 

O oposto da distração é o foco, que é quando uma criança está concentrada a ponto de não perceber o que a cerca. O foco, além de ser desafiador, pode permitir que uma criança realize tarefas importantes.

Muitas atividades exigem um alto grau de foco, por isso, se uma criança gosta de atividades desafiadoras, e pode se concentrar ao fazê-las, vale a pena incentivá-la a continuar.

2# Parabenizar e encorajar

O bom comportamento deve ser reforçado com elogios. É igualmente importante para as crianças com TDAH aprenderem quais comportamentos são aceitáveis, ​​recebendo elogios. Assim, elas também aprendem o que é inaceitável.

Ou seja, boas atitudes devem ser frisadas e parabenizadas. Não tenha o pensamento de que ela fez uma obrigação. Encoraje-a e reforce que isso é bom. Ela se lembrará desses momentos nas próximas vezes que pensar em fazer algo semelhante.

3# Oferecer previsibilidade

Fornecer uma estrutura com uma programação diária pode limitar as distrações súbitas. Saber o que esperar pode ser um calmante para crianças com TDAH. Também pode ser uma boa maneira de introduzir a responsabilidade na vida de uma criança.

Essa rotina e confiança são ótimas maneiras de mantê-la calma e sem ansiedade pelo que virá. Saber o que vem a seguir traz estabilidade.

4# Incentivar o exercício físico

A queima do excesso de energia com exercícios ajuda a:

  • Reduzir o risco de depressão e ansiedade;
  • Promover a concentração e o foco;
  • Melhorar os padrões de sono;
  • Estimular o cérebro.

Os pais podem incentivar a atividade física, fornecendo brinquedos ativos, como bolas e cordas para pular. Ensinar o filho a andar de bicicleta ou inscrevendo-o em um esporte coletivo também são excelentes medidas para o controle da ansiedade em crianças com TDAH.

As crianças também são mais propensas a desenvolver hábitos fisicamente ativos se seus pais forem bons exemplos. Fazer caminhadas em família ou brincar juntos ao ar livre são ações que ajudam uma criança com TDAH a gastar energia em excesso e construir hábitos saudáveis ​​para o futuro.

5# Criar rotinas para uma boa noite de sono

O sono de baixa qualidade pode gerar impactos negativos em crianças com TDAH. O sono de boa qualidade pode ajudar a regular os níveis de energia no dia seguinte. Ele também melhora o estresse e o humor. Para este fim, os pais devem indicar as horas corretas para dormir.

Por fim, saiba que uma criança com TDAH pode ter uma vida ativa, saudável e, o mais importante, tranquila. Basta elencar as atividades e estabelecer rotinas. Pode parecer difícil no início, mas depois será rotineiro e prazeroso para ele.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe